Débitos sujeitos ao lançamento por homologação e a prescrição em Matéria tributária: uma análise crítica da jurisprudência do STJ

Por Diego Diniz Ribeiro – Conselheiro do Carf

Em recente decisão proferida no bojo do Recurso Especial n.o 1.120.295/SP, o Superior Tribunal de Justiça veiculou entendimento acerca do marco inicial para a contagem do prazo prescricional para os débitos sujeitos ao lançamento por homologação.

Ademais, prescreveu também qual seria o evento interruptivo do aludido prazo prescricional, nos termos da sua Súmula n.o 106.

Referido julgamento, por seu turno, foi afetado pelo disposto no art. 543-C do Código de Processo Civil, ou seja, foi subordinado ao rito dos processos repetitivos, razão pela qual a orientação jurisprudencial ali externada deverá ser seguida pelos demais Tribunais do país.

Assim, ganha relevo a análise deste precedente do Superior Tribunal de Justiça, na medida em que ele será o balizador da questão aqui posta.

Clique Aqui

Áreas de atuação

Copyright © 2023 Todos os direitos reservados Desenvolvido por Kameleon Marketing Digital

 
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais